terça-feira, 19 de maio de 2009

HISTÓRIA DO CARIRI - O CRATO


A cidade do Crato é carinhosamente chamada de princesa do Cariri, ou mesmo, Cratinho de açúcar,por ter sido emancipado sob os faros de Vila Real e ter sido a cultura canavieira seu principal motor econômico.O município do crato é, sem dúvida, um dos municípios mais belos do interior nordestino.
O Modo de vida do cratense é o resultado da mistura étnia que reuniu as étnias indígenas, provindas do tronco cariri, do negro escravo do colombo branco, vindos da Bahia, Sergipe e Pernambuco. O espaço em que hoje se localiza o município do Crato era bem diferente. Era uma terra cheia de matas, rios ,fontes, bichos... Nestas terras existiam os índios que eram seus dono. O nome desses índios era CARIRIS, daí nome da região ficou REGIÃO DO CARIRI.
Para sobreviver e progredir, os índios trabalhavam sempre respeitando a natureza. Os homens pescavam, casavam e faziam os trabalhos mais pesados, enquanto as mulheres cuidavam da agricultura com as crianças. Sabiam cultivar a terra sem agredir, sem destruir.
Eles acreditavam em vários deuses baseados na natureza, sol, lua, estrela, ágil etc...
Os índios tinham uma organização baseada no respeito a chefe, chamado cacique e ao pajé que era o chefe religioso.
Eles possuíam uma intensa vida cultural e social, com muito folclore, danças e festas.
Os índios cariris viviam tranquilamente. Até que um dia tudo mudou quase de repente.
Chegaram na região homens diferentes. Homens brancos vindos de outras regiões: Bahia, Pernambuco e Sergipe.
Esses brancos estavam à procura de novos pastos para seu gado. Para isso recebiam um documento do governador geral para invadir e ocupar as terras. A ambição expulsam os índios. Expandiu então uma luta entra os verdadeiros donos, os índios e os invasores, com suas famílias e melhores armas. Para acabar com uma sangrenta luta e facilitar a ocupação e invasão os brancos fizeram um acordo com os índios ficando cada um com parte da região. Para o branco dominar mais era idioma, a mesma religião.
Com tempo e muito trabalho, o Crato foi crescendo. Os homens brancos plantando cana- de- açúcar, trabalhando em engenhos de rapadura e criando gado.
Cada vez mais crescendo, aumentou mais a sua economia, o Crato foi elevado a Vila Real do Crato.
Era dia 21 de junho de 1764 daí porque comemoramos o aniversário do Crato.
E os índios foram expulsos da região para outras regiões, lá longe de suas terras, de suas origens e de sua vida, os índios foram se acabando de tristeza, revolta e saudade. Acabando assim a nação cariri. E em 17 de 1853 a Vila Real do Crato passou a ser cidade tornando-se muito mais importante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CIDADÃO LUZ







Eu sou Cidadão, Amigos da Leitura

Eu sou cidadão, amigos da leitura Soltar a imaginação Na poesia, diversão e criatividade É crescimento do saber Mergulhar num universo, desconhecido Nas páginas do livro, um mundo novo conhecer Ser amigo da leitura é elevar a auto-estima Promovendo resgate da real cidadania Formar uma sociedade bem mais consciente, Com criança e adolescente Aprendendo com alegria APDM.CE, é nova vida pra quem quer aprender APDM.CE, enriquece e renova a esperança no viver Sou criança, sou cidadão Amigos da leitura, sendo criança Cidadã me sinto mais segura. Isso é felicidade, Isso é felicidade. Venha ser amigo da leitura Venha ser cidadão de verdade Quero ler, quero aprender Saber é cultura Quero ler, quero também Ser amigo da leitura. FICHA-TÉCNICA: Música/Letra: lifanco Intérprete: Stephanie Pontes Batéria/Percurssão: Rodrigo Teclados: Ibberttson Nobre Baixo/Guitarra/Arranjos: Lifanco Gravação/mixagem/masterização: Ibbertson Nobre Vocais: Stephanie Pontes,Lifanco Estúdio: Ibbertson Som Produção Fotográfica: Everardo Aguiar Fotografia: Gessi

Quem sou eu

Minha foto
Artista,professor,artesão,agente cultural e seu amigo.

Seguidores